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Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Licenciatura em Pedagogia

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Concepção

O curso está projetado para atender à formação do professor/educador multiqualificado sob uma perspectiva holística, fundamentada  no processo dialético teoria – prática, na investigação e reflexão crítica.

Esse novo profissional que se quer formar, deve estar sempre voltado para as políticas públicas educacionais, a organização, o planejamento, a execução e avaliação nas Escolas, dos Sistemas e de outras organizações onde o trabalho pedagógico é desenvolvido, utilizando-se das teorias estudadas, vivenciando-as, aplicando-as e reformulando-as para o atendimento do novo paradigma de educação que se quer desenvolver no País.

As instituições de ensino superior precisam estar atentas às mudanças que ocorrem na educação básica e na sociedade globalizante, requerendo a introdução de práticas inovadoras e questionadoras dos parâmetros históricos da educação.

A proposta para este Curso está, portanto, vinculado às decisões que vêm ocorrendo nas esferas educacionais públicas e privadas e está respaldada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Licenciatura1.

A formação do professor/gestor, no atual contexto histórico, visa a criação de condições para que o futuro profissional possa capacitar-se, construindo e socializando conhecimentos, contribuindo para o aprimoramento e aprofundamento das políticas educacionais, a melhoria da qualidade de ensino e respondendo às diversas demandas sociais. Nessa perspectiva, esse futuro professor/gestor assume a função mediadora entre a prática pedagógica e a prática social global e o credencia para exercer as atividades da gestão participativa e democrática, construindo e sendo construído numa relação dinâmica vivida no dia- a- dia da escola e de outras instituições e sistemas educacionais.

Assim, a implantação desse Curso de Pedagogia tem o objetivo de habilitar, em nível superior, professores para atuação na educação básica, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil, nos Cursos Médio, na modalidade Normal, Cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais o trabalho pedagógico é desenvolvido, propondo um profissional que possa :

a) comprometer-se com a dimensão pública da educação, compreendendo os vários campos de atuação, atendendo às demandas sócios- educativas em suas diferentes modalidades;

b) dominar conhecimentos integrantes da base nacional comum do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento do trabalho de base docente, através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas, observados os Parâmetros Curriculares Nacionais para esse nível de ensino;

c) dominar os Fundamentos da Educação Infantil, baseados nos Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil;

d) dominar conhecimentos na área de gestão educacional em níveis micro e macro;

e) produzir conhecimento pedagógico que permita orientar novas práticas educativas, tendo por compromisso a investigação, a interpretação e a intervenção dinâmica em sala de aula, nas unidades e nos sistemas educacionais em suas interfaces com a sociedade;

f) apreender, construir e reconstruir os conhecimentos como condição necessária à constituição e expressão da cidadania;

g) buscar os fundamentos teóricos da moderna gestão educacional e do fazer docente, num trabalho que proporcione a inter-relação teoria – prática, essenciais;

h) ter o domínio de conhecimentos relativos a planejamento, execução e avaliação de projetos e atividades educativas;

i) aplicar no campo da educação, conhecimentos de base filosófica, histórica, antropológica, ambiental,ecológica, psicológica, lingüística, sociológica, política, econômica e cultural;

j) dominar conhecimentos pedagógicos necessários à atuação nos Cursos de Educação Profissional;

k) dominar conteúdos das matérias pedagógicas inerentes à Formação de professores nos Cursos Médio, modalidade Normal;

l) ter o domínio da prática de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil, na Formação de Professores e na Educação Profissional.

PRINCÍPIOS
COMPETÊNCIAS, SABERES E HABILIDADES

A formação de profissionais da educação e produção de conhecimento são dimensões indissociáveis, assim, o Curso de Pedagogia, terá como princípios:

a) o trabalho de docência como elo articulador do currículo;

b) a unicidade teoria – prática;

c) o trabalho interdisciplinar levando-se em conta as várias atividades propostas e os conteúdos das disciplinas ofertadas;

d) a contextualização de todos os temas, atividades e conteúdos propostas, centrando-se principalmente nas dificuldades encontradas hoje, pelo docente, na condução do trabalho pedagógico em sala de aula, mormente aquelas relacionadas com as diferenças sociais, na Escola Pública;

e) a democratização dos processos educativos, principalmente aqueles praticados por todas as instâncias da IES, como uma forma de demonstrar aos discentes a possibilidade de se ter em qualquer Unidade de Ensino uma gestão participativa e com base nos direitos dos cidadãos;

f) a relevância social e a pertinência do processo educativo como forma, não de moldar cidadãos aos interesses dos grupos hegemônicos dominantes, mas sim, como uma das possibilidades de se construir uma vida melhor, mais consciente dos problemas existentes na sociedade e na participação necessária para obtenção das melhorias exigidas por todos os cidadãos;

g) a elaboração do conhecimento como resposta aos problemas sócio- históricos da realidade local;

h) o compromisso social com as políticas educacionais;

i) a consciência de que a ética não se confunde com temporalidade e com alguma noção espacial, mas, como conduta necessária ao bem estar comum;

j) a importância da sensibilidade afetiva e estética como componentes indispensáveis à completude do indivíduo, que se realiza como pessoa humana em suas múltiplas dimensões.

Geral

Promover a Formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Cursos de Ensino Médio (na Modalidade Normal), Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Específicos

a) Ter conhecimentos específicos da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;

b) ter o domínio da investigação, da análise e da aplicação dos resultados obtidos para aplicação na área educacional;

c) participar efetivamente na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino;

d) dominar e aplicar conhecimentos relativos a Educação Infantil;

e) ter o domínio e aplicar conhecimentos específicos relativos às matérias lecionadas enquadrando-as aos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

f) planejar, executar e avaliar projetos didáticos e pedagógicos destinados aos níveis de Ensino, compreendidas como formação de professores (modalidade Normal), Educação Profissional, Ensino Fundamental (séries iniciais), Educação infantil e outras áreas de conhecimentos pedagógicos;

g) dominar e aplicar conhecimentos relativos à docência das disciplinas de formação pedagógica para os Cursos de Formação de Professores (modalidade Normal) e para os Cursos Profissionalizantes;

h) ter o domínio de conhecimentos relativos a planejamento, execução e avaliação de projetos e atividades educativas;

i) aplicar no campo da educação, conhecimentos de base filosófica, histórica, antropológica, ambiental,ecológica, psicológica, lingüística, sociológica, política, econômica e cultural;

j) dominar conhecimentos pedagógicos necessários à atuação nos Cursos de Educação Profissional;

k) dominar conteúdos das matérias pedagógicas inerentes à Formação de professores nos Cursos Médio, modalidade Normal;

l) possibilitar ao educando o prosseguimento em estudos de Pós-Graduação.

O Curso propiciará ao discente o desenvolvimento de competências, saberes e habilidades, por meio de estudos teóricos e práticos, reflexão crítica e investigação com conhecimentos sobre planejamento, execução e avaliação de atividades educativas e a aplicação ao campo da educação de conhecimentos histórico-políticos, sócio-culturais, filosóficos e outros que dêem uma sólida base humanística, lingüística e econômica, além do conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, que possibilite sua participação na gestão democrática de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.

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