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Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Licenciatura em História

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Concepção

O curso está projetado para atender à formação do professor multiqualificado sob uma perspectiva holística, fundamentada  no processo dialético teoria/prática.

Esse novo profissional que se quer formar, deve estar sempre voltado para a sala de aula, utilizando-se das teorias estudadas, vivenciando-as, aplicando-as e reformulando-as para o  novo modelo de Escola que se quer implantar e  desenvolver. Deverá estar atento às mudanças que ocorrem na sociedade, capacitando-se para “aprender e aprender”, “aprender a ser”, “aprender a conviver” e “aprender a fazer” .

As instituições de Ensino Superior precisam estar atentas às mudanças que ocorrem na educação básica e na sociedade globalizante, requerendo a introdução de práticas inovadoras e questionadoras dos parâmetros históricos da educação (1).

A proposta para este Curso está, portanto, vinculada às discussões que vêm ocorrendo nas esferas educacionais públicas e privadas e está respaldada pelo Parecer n° CNE/CES 1.302/2001, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de História, além das diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores – Resoluções CNE/CP 1 e 2/2002.

Estabelece-se, portanto, uma base humanística mais ampla, a qual possibilitará uma relação dialética entre professores e alunos, analisando-se e rompendo com o pragmatismo vigente na Sociedade e propondo-se o cultivo dos valores humanistas.

A formação do professor, no atual contexto histórico, visa a criação de condições para que o futuro profissional possa capacitar-se a construir e socializar  conhecimentos, contribuindo para o aprimoramento e aprofundamento das políticas  educacionais, a melhoria da qualidade de ensino  e  respondendo  às diversas  demandas  sociais. Nessa  perspectiva, esse futuro  professor

assume a função mediadora entre a prática pedagógica e a prática social global e o credencia para exercer  atividades em sala de aula e fora dela, construindo e sendo construído  numa relação dinâmica vivida no dia-a-dia da escola e da própria sociedade.

Assim, a implantação desse Curso de História tem o objetivo geral de graduar e habilitar, em nível universitário, professores em atuação na Educação Básica, propondo um profissional que possa:

comprometer-se com a dimensão pública da educação, compreendendo os vários campos de atuação, atendendo às demandas sócios/educativas em suas diferentes modalidades;

-  ter a capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

-  dominar conhecimentos de História do currículo da Educação Básica para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas;

-  ter a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;

-  ter a capacidade para produzir conhecimento técnico-científico que lhe permita orientar novas práticas educativas, tendo por compromisso a investigação, a interpretação e a intervenção dinâmica em sala de aula, nas unidades e nos sistemas educacionais em suas interfaces com a sociedade;

-  ter a capacidade para estabelecer relações entre a História e outras áreas do conhecimento;

-  apreender, construir e reconstruir os conhecimentos como condição necessária à constituição e expressão da cidadania;

-  buscar os fundamentos teóricos que possibilitem a esse profissional continuar os seus estudos e realizar cursos de pós-graduação.

Quanto às habilidades e competências próprias do educador /historiador, o licenciado deverá ser capaz de:

a) elaborar propostas de ensino-aprendizagem de História para a Educação Básica;

b) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

c) analisar criticamente propostas curriculares para o ensino de História na Educação Básica;

d) desenvolver estratégias de ensino que busquem favorecer a autonomia e a flexibilidade do pensamento histórico nos educandos, dando mais ênfase às relações históricas e suas conseqüências;

e) perceber a escola como uma Instituição dinâmica, nela incluída a prática docente como processo carregados de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, gerando e modificando continuamente novos conhecimentos;

f) contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica, propiciando a esta uma melhor integração com a comunidade.

A formação de profissionais da educação e produção de conhecimento são dimensões indissociáveis, assim, o Curso de História, terá como princípios:

a) trabalho pedagógico como elo articulador do currículo;

b) unicidade teoria/prática;

c) interdisciplinaridade;

d) contextualização;

e) compromisso social com as políticas educacionais;

f)  elaboração do conhecimento como resposta aos problemas sócio-históricos da realidade local.

O Curso propiciará ao discente o desenvolvimento de competências, saberes e habilidades, por meio de estudos teóricos e práticos, reflexão crítica e investigação com conhecimentos sobre História, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas e a aplicação ao campo da educação de conhecimentos histórico-políticos-sócio-culturais-filosóficos e outros que dêem uma sólida base humanística, histórica e econômicas da atualidade numa visão interdisciplinar, além do conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover  a educação para  e na cidadania, que possibilite sua participação na gestão democrática de processos educativos e na organização e funcionamento de instituições de ensino.

O egresso do curso deverá ter o domínio das seguintes competências e habilidades:

I.      Gerais

a) dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

b) problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

c) conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;

d) transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;

e) desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;

f) competência na utilização da informática.

Configurando a educação como vinculada ao mundo de trabalho e a prática social e, ainda, a peculiaridade desse  Curso  voltado  para  a  docência, seu efetivo trabalho em sala de aula,  o perfil esperado do egresso do Curso é o de um profissional multiqualificado para o exercício da docência  de História na Educação Básica, comprometendo-se com a dimensão de uma escola pública e privada de excelente qualidade, capaz de responder às inúmeras formulações da sociedade quanto à inserção de toda criança, jovem e adulto no mundo da cidadania e do trabalho. Precisará dominar as competências e habilidades específicas e pedagógicas cuja formação possa “contribuir para a intervenção social na construção da cidadania” (Kuenzer, 1998), a construção de uma práxis reflexiva e crítica, além de ter o instrumental necessário para o domínio das novas metodologias de ensino e pesquisa, dos diferentes campos da Geografia e em geral, da educação, condição indispensável ao prosseguimento dos seus estudos no nível de Pós-Graduação ou de Formação Continuada.

O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses da IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessoriais a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.

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