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Faculdade Nossa Senhora de Lourdes

Licenciatura em Geografia

curso-geografia
historia

Concepção

O curso está projetado para atender à formação do professor multiqualificado sob uma perspectiva holística, fundamentada  no processo dialético teoria/prática.

Esse novo profissional que se quer formar, deve estar sempre voltado para a sala de aula, utilizando-se das teorias estudadas, vivenciando-as, aplicando-as e reformulando-as para o  novo modelo de Escola que se quer implantar e  desenvolver. Deverá estar atento às mudanças que ocorrem na sociedade, capacitando-se para “aprender e aprender”, “aprender a ser”, “aprender a conviver” e “aprender a fazer”.

As instituições de Ensino Superior precisam estar atentas às mudanças que ocorrem na educação básica e na sociedade globalizante, requerendo a introdução de práticas inovadoras e questionadoras dos parâmetros históricos da educação (1).

A proposta para este Curso está, portanto, vinculada às discussões que vêm ocorrendo nas esferas educacionais públicas e privadas e está respaldada pelo Parecer n° CNE/CES 1.302/2001, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Geografia, além das diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores – Resoluções CNE/CP 1 e 2/2002.

Estabelece-se, portanto, uma base humanística mais ampla, a qual possibilitará uma relação dialética entre professores e alunos, analisando-se e rompendo com o pragmatismo vigente na Sociedade e propondo-se o cultivo dos valores humanistas.

A formação do professor, no atual contexto histórico, visa a criação de condições para que o futuro profissional possa capacitar-se a construir e socializar  conhecimentos, contribuindo para o aprimoramento e aprofundamento das políticas  educacionais, a melhoria da qualidade de ensino  e  respondendo  às diversas  demandas  sociais. Nessa  perspectiva, esse futuro  professor assume a função mediadora entre a prática pedagógica e a prática social global e o credencia para exercer  atividades em sala de aula e fora dela, construindo e sendo construído  numa relação dinâmica vivida no dia-a-dia da escola e da própria sociedade.

Assim, a implantação desse Curso de Geografia tem o objetivo geral de graduar e habilitar, em nível universitário, professores em atuação na Educação Básica, propondo um profissional que possa :

- comprometer-se com a dimensão pública da educação, compreendendo os vários campos de atuação, atendendo às demandas sócios/educativas em suas diferentes modalidades;

- ter a capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

- dominar conhecimentos de Geografia do currículo da Educação Básica para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas;

- ter a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para a resolução de problemas;

- ter a capacidade para produzir conhecimento técnico-científico que lhe permita orientar novas práticas educativas, tendo por compromisso a investigação, a interpretação e a intervenção dinâmica em sala de aula, nas unidades e nos sistemas educacionais em suas interfaces com a sociedade;

- ter a capacidade para estabelecer relações entre a Geografia e outras áreas do conhecimento;

- apreender, construir e reconstruir os conhecimentos como condição necessária à constituição e expressão da cidadania;

- buscar os fundamentos teóricos que possibilitem a esse profissional continuar os seus estudos e realizar cursos de pós-graduação.

Quanto às habilidades e competências próprias do educador, o licenciado deverá ser capaz de:

a) elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Geografia para a Educação Básica;

b) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

c) analisar criticamente propostas curriculares para o ensino de Geografia na Educação Básica;

d) desenvolver estratégias de ensino que busquem favorecer a autonomia e a flexibilidade do pensamento geográfico nos educandos, dando mais ênfase às relações geográficas e suas conseqüências;

e) perceber a escola como uma Instituição dinâmica, nela incluída a prática docente como processo carregados de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, gerando e modificando continuamente novos conhecimentos;

f) contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica, propiciando a esta uma melhor integração com a comunidade.


A formação de profissionais da educação e produção de conhecimento são dimensões indissociáveis, assim, o Curso de Geografia, terá como princípios:

a) trabalho pedagógico como elo articulador do currículo;

b) unicidade teoria/prática;

c) interdisciplinaridade;

d) contextualização;

e) compromisso social com as políticas educacionais;

f) elaboração do conhecimento como resposta aos problemas sócio-históricos da realidade local.

O Curso propiciará ao discente o desenvolvimento de competências, saberes e habilidades, por meio de estudos teóricos e práticos, reflexão crítica e investigação com conhecimentos sobre Geografia, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas e a aplicação ao campo da educação de conhecimentos geográficos, histórico-políticos, sócio-culturais, filosóficos e econômicos e outros que dêem uma sólida base humanística, ambientais da atualidade numa visão interdisciplinar, além do conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover  a educação para  e na cidadania, que possibilite sua participação na gestão democrática de processos educativos e na organização e funcionamento de instituições de ensino.

O egresso do curso deverá ter o domínio das seguintes competências e habilidades:

Gerais

a) identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestação do conhecimento;

b) articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;

c) reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;

d) planejar e realizar atividades de campo referente à investigação geográfica;

e) dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos;

f) propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia;

g) utilizar os recursos da informática;

h) dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico;

i) trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares;

j) realizar estudos de pós-graduação.

Específicas

a) identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;

b) identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;

c) selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;

d) avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;

e) elaborar  mapas temáticos e outras representações gráficas;

f) dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;

g) organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

Configurando a educação como vinculada ao mundo de trabalho e a prática social e, ainda, a peculiaridade desse  Curso  voltado  para  a  docência, seu efetivo trabalho em sala de aula,  o perfil esperado do egresso do Curso é o de um profissional multiqualificado para o exercício da docência  de Geografia na Educação Básica, comprometendo-se com a dimensão de uma escola pública e privada de excelente qualidade, capaz de responder às inúmeras formulações da sociedade quanto à inserção de toda criança, jovem e adulto no mundo da cidadania e do trabalho. Precisará dominar as competências e habilidades específicas e pedagógicas cuja formação possa “contribuir para a intervenção social na construção da cidadania” (Kuenzer, 1998), a construção de uma práxis reflexiva e crítica, além de ter o instrumental necessário para o domínio das novas metodologias de ensino e pesquisa, dos diferentes campos da Geografia e em geral, da educação, condição indispensável ao prosseguimento dos seus estudos no nível de Pós-Graduação ou de Formação Continuada. Esse profissional deverá:

a) compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;

b) dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

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